Essa oficina foi realizada dia 10/12/2020, pela Facilitadora Nadia Trolli, baseado no conto ” Manawee”, do livro Mulheres que correm com os lobos – Mitos e histórias do arquétipo da Mulher Selvagem (Clarissa Pinkola Estés) Ed. Rocco.

Esse é um conto longo com importantíssimas fases de desenvolvimento:
O parceiro: A união com o outro………………………………………..136
- Um hino para o Homem Selvagem: Manawee……………136
A natureza dual das mulheres……………………………………..139
A força de ser dois……………………………………………………..140
O poder do nome……………………………………………………….143
A natureza tenaz do cachorro………………………………………145
A sedução furtiva dos apetites……………………………………..146
A conquista da ferocidade……………………………………………149
A mulher interior…………………………………………………………150
Relacionamento: A união com o outro
O conto Manawee (lenda afro-americana), fala sobre o desejo das mulheres de que os homens realmente as conheçam, e para decifrar esse conhecimento mútuo necessário para a construção do relacionamento amoroso, esse conto mostra que o parceiro ideal deve entender profundamente a dualidade natural da mulher.
Te convido a fazer essas perguntas:
O que deseja uma mulher?
Um parceiro que seja seu igual?
Soberania sobre sua própria vida?
Aqueles que se empenharem com disposição para aprender e compreender, serão amantes e companheiros da mulher selvagem para sempre.
A Natureza Dual da mulher
Neste contexto cada leitor poderá se identificar com um aspecto abordado no capítulo dependendo de sua necessidade interior, assim como cada Cuidador da Psique, dentro do tema Relacionamento amoroso, direcionará seu paciente de acordo com a demanda.
Essa proposta tem como objetivo desenvolver expressões conjugais e individuais; auxiliar à comunicação, principalmente em relação a sentimentos difíceis; potencializar a capacidade de criação e imaginação; criar um espaço seguro e de apoio, acolhimento e incentivo ao desenvolvimento e fortalecimento pessoal e relacionamento amoroso.
Esse conto tem muitos aspéctos que podem ser explorados e por esse motivo cada facilitador pode tomar um tema dessa vastidão de possibilidades que o conto tras. Ou seja meu querido leitor, não há apenas uma possibilidade, um único ponto que é abordado nesse conto, tampouco há apenas um único ponto para a construção de um Relacionamento amoroso.
A facilitadora Nadia definiu explorar o aspecto: A Natureza dual das mulheres, e desenvolveu uma vivência arteterapêutica com os arquétipos Persona e Sombra.
EU COMIGO
Como premissa é necessário que a mulher inicie ou reative seu processo (relação) interior, Descobrindo e/ou reconhecendo aspectos de sua própria natureza.
Algumas questões podem contribuir nessa jornada interior. São elas:
– Quem eu sou?
– O que eu gosto?
– O que eu quero?
– O que eu necessito?
– O que eu desejo realizar?
– O que eu quero transformar?
EU PARCEIRO
Relacionar-se com o outro é permitir que ele também viva esse processo de crescimento interior.
Com o conto podemos interpretar seu conteúdo em termos subjetivos, em que todos os símbolos retratam aspectos da psique de uma única pessoa, mas também compreendê-los em termos objetivos, associados a condições e relações do mundo exterior.
Mulher PERSONA X Mulher SOMBRA
Traçamos agora uma perspectiva arquetípica (termo da Psicologia Analítica, também conhecida como Psicologia Junguiana, iniciada por Carl Gustav Jung, psicólogo suíço que enfatiza a importância da psique, do inconsciente, dos arquétipos, do processo de individuação e das experiências simbólicas vividas por todas as pessoas).
As duas mulheres da história, simbolizam duas poderosas forças femininas numa única mulher, são elas persona e sombra.
Para que você entenda melhor a teoria, o arquétipo Persona (quem apresentamos ao mundo, nossas roupas, modos de expressão, comportamentos e papel social são determinados pela persona); cuja função dual é relacionar-se com objetos e proteger o sujeito. Quando usada criativamente dentro do contexto de um forte desenvolvimento psicológico, funciona tanto para expressar quanto para esconder aspectos da personalidade.
A Persona nos ajuda a passar por desafios ao assumir um personagem mais confiante momentaneamente, aspecto considerado positivo. Mas quando a pessoa se identifica com a persona, porém, ela passa a viver em uma ilusão, aspecto considerado negativo.
Para se redescobrir é preciso ver além desse personagem ou personagens e encontrar os verdadeiros traços da personalidade. E para que a pessoa se desenvolva, é preciso que aprenda a se distinguir da persona, a fim de encontrar sua identidade mais profunda.
Através de atividades terapêuticas direcionadas, é possível projetar faces ocultas de si, ou suas personas nas produções, iluminando aspectos que estão no inconsciente, o arquétipo da Sombra.
No curso Cuidador da Psique, sua idealizadora e mentora Paula Cardoso apresenta experiências terapêuticas onde é proposto a reflexão sobre os vários papéis sociais que uma pessoa pode desempenhar e desdobramentos que levam o paciente a conquistar maior qualidade em termos psicológicos e na sua vida social.
Quem é matriculado como Cuidador da Psique pode assistir as aulas: Fantoches; Processo com mandalas: o tempo, a energia e o valor; Desenho, e outras atividades.
Ao final desse relato estarão sugestões de propostas de atividades para o trabalho com o arquétipo Persona e Sombra
Iniciaremos agora nossa jornada interior…
Materiais
– 1 folha de papel Canson A4;
– Papel alumínio (uso culinário) – Recortar um quadrado com 30 cm x 30 cm
Obs: reservar papel alumínio, pode ser necessário o seu uso;
– Compasso (ou um objeto circular com 20 cm de diâmetro- ex: prato, tampa, etc);
– Régua de 30 cm;
– Lápis preto;
– Canetinha hidrocor cor preta;
– Cola branca;
– Tesoura;
– Caneta marcador permanente para retro projetor 2.0mm cor preta.
Desenvolvimento:
Fase 1
Conto: vídeo (ou leitura).
Fase 2
Reflexões sobre a temática do capítulo, assim como já descrito anteriormente.
Fase 3
Reserve 15 ou 20 minutos para realizar a meditação, prepare um lugar tranquilo, para que não seja interrompido. Os benefícios da prática regular de meditação são vários: acalmar a mente, centrar-se, relaxar o corpo, estabilizar as emoções, entre outros.
Centrar-se para conectar-se ao self:
Música: Bela Música Relaxante;
Música Pacífica de Piano, Violoncelo e Guitarra por Soothing Relaxation.
Meditação: sente-se em uma postura confortável. Feche os olhos ou permaneça com eles abertos e concentre-se em sua respiração. Respire profundamente e aos poucos sinta as partes de seu corpo, relaxando.
Começando pelos pés até relaxar os músculos da face. Encontre dentro de você o seu refúgio, aquele lugar de paz e silêncio que lhe devolve o equilíbrio interior.
Respire. Preste atenção em cada parte do seu corpo e aos poucos quando achar que é o momento, abra os olhos.
Fase 4
Materiais: 1 folha de papel Canson, compasso, tesoura e régua.
Pegue a folha de papel Canson e risque com o compasso ou algum objeto circular, um círculo de 20 cm de diâmetro. Recorte e reserve.
Fase 5
Materiais: Papel alumínio, régua (30 cm), caneta permanente e tesoura.
Risque no papel alumínio um quadrado de 30 cm x 30 cm. Recorte.
Na parte superior do quadrado divida a folha em três partes, cada uma com 10 cm de largura. No centímetro 10 marque o ponto e risque uma linha reta direcionada para baixo (vertical) com 10 cm de comprimento. No centímetro 20 repita a operação.
Na parte inferior da folha encontre o meio, ou seja, 15 cm, marque com um ponto e risque uma reta com 10 cm de comprimento em direção o centro da folha.
Recorte as linhas riscadas.
Fase 6
Visualize: as duas partes de 15cm serão as pernas; e as 3 partes de 10cm, serão braços e cabeça.
Inicie modelando as pernas, em seguida os braços e ao final, a cabeça. Não aperte muito inicialmente, para que consiga modelar melhor.
Sua escultura de figura humana com papel alumínio está pronta. Se desejar acrescente cabelo, vestuário ou objetos.
Defina uma postura corporal e modele em sua escultura.
Sugestão: convide o paciente a repetir a postura corporal representada na escultura em frente ao espelho.

Fase 7
Pegue o círculo de papel Canson, e sobre ele posicione e cole sua escultura.
Fase 8
Materiais: canetinha hidrocor cor: preta.
Observe que a luz ambiente ilumina sua escultura, que projeta uma SOMBRA.
Utilizando a canetinha hidrocor contorne a sombra refletida e preencha pintando seu interior completamente.
Fase 9
Observe sua obra com atenção, acolhimento, desapego, bom humor e humildade. “Ouça” o que ela tem a lhe dizer. Comece observando a sua escultura. O que ela revela? Prossiga esse diálogo observando a Sombra.
Vamos olhar para essa figura, aprender a conviver com um pedaço de nós repulsivo, compreendê-la.
Lentamente, gentilmente, nós a reconhecemos, dizemos seus nomes, ouvimos suas mensagens.
Em vez de obedecer inconscientemente, vamos começar a viver mais conscientemente com esses aspectos.
Àquela que nos conduz ao abismo; com trabalho nos guia de volta também. Um mistério a ser enfrentado. Um trabalho de alma.
A sombra não é um erro, um fracasso ou uma falha. É parte da nossa natureza, que nos liga as profundezas do nosso imaginário e o trabalho de sombra alimenta nossa criatividade.
Iluminar a sombra é uma forma de conviver adequadamente com o que nos torna humanos.
Construiremos uma ponte entre as profundezas da alma e as alturas do Self.
Depois que se compreende por que a sombra é formada no início da vida, e como cada personagem é moldado pela variada mistura de forças pessoais, familiares e culturais, estamos prontos para trabalhar a sombra. Aprender a identificar quando aparece em sua vida, e como ela sabota repetidamente sua intenção consciente.
Reflexões Profundas
Coloque a Música: Tipo borboleta – Phil
Temos a nossa frente um personagem. Você pode perguntar:
– Quem está aqui neste momento?
– É um personagem feminino ou masculino?
– Jovem ou velho?
– Como ele é?
– O que ele precisa?
Pense: Você quer convidar um estranho desconhecido a sair da escuridão e tornar-se acessível a um relacionamento consciente.
A seguir você pode perguntar:
O que a voz desse personagem está dizendo?
Personagens da sombra geralmente não tem compaixão e são extremamente críticos, reforçando sentimentos de fracasso, menos valia, ou desamor. Podem também elogiar excessivamente reforçando uma identidade inflada e falsa.
Você pode tentar identificar o sentimento ou a sensação que precede a voz dentro de sua mente. Pense:
– Que partes do meu corpo ficam tensas e contraídas, dormentes ou vazias, formigando ou cheias de vida, quando a voz da sombra surge?
Essas sensações podem aparecer no peito, no estômago ou no abdômen.
Podemos seguir lembrando de ocasião recente em que caiu em auto-sabotagem, ficou paralisado. Quando você aprende a identificar esses padrões tem a opção de não reagir automaticamente, mas de se expressar de forma mais verdadeira.
Esse é um trabalho lento, pois certamente você repete esses padrões há muito tempo. Aprenda através da auto-observação consciente.
Explore suas escolhas. Pergunte a si mesmo que opções estão acessíveis e como você pode reagir com mais autenticidade, e também com maior compaixão pelas outras pessoas.
Fase 10
Escrita criativa: Escreva livremente sobre a obra construída, releia, amplie, amplifique…
Explore suas escolhas. Pergunte a si mesmo que opções estão acessíveis e como você pode reagir com mais autenticidade, e também com maior compaixão pelas outras pessoas.
Conclusão
A sombra contém grandes possibilidade e potencialidades que o ego desconhece ou reprimiu por falta de afinidade e/ou repulsa. O reconhecimento desses aspectos sombrios permite compreender que nossos próprios conteúdos sombrios construtivos ou destrutivos são passíveis de projeção. Qualidades inferiores e até condenáveis também me pertencem, e me conferem substancialidade e corpo: é minha sombra.
Como posso ter substancialidade sem projetar a sombra?
Sua visão se tornará clara somente quando você olhar para o seu próprio coração. “Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro, desperta.”
Jung
O obrigada por ler até aqui!
A oficina descrita foi realizada como exercício para apresentação e reflexão sobre a técnica apresentada, valorizando a didática, visando a compreensão dos Cuidadores da Psique.
Caso você seja um terapeuta, no manejo clínico proponha o fazer com livre expressão, disponibilize o material papel alumínio para que o paciente confeccione o personagem do tamanho que desejar, convide-o para levar esse personagem (escultura) a uma área externa posicioná-lo no chão e fotografar as sombras projetadas. Dialogue com o paciente sobre esse processo.
Depois ofereça uma cartolina, onde deverá colar a escultura, encontrar a sombra, contornar e preencher com canetinha hidrocor. À mão livre o paciente desenha com lápis preto, o círculo (base) e recorta. Se for possível, expor em um determinado tempo à vista do paciente para que haja diálogo (ampliação) entre obra e criador.
Explorar em outras sessões outras sombras de acordo com a perspectiva da iluminação, levando o paciente a consciência de que dependendo do ângulo, iluminamos outras sombras.
Sugestões: Um PLUS em sua vida
Escrita Criativa:
Vamos praticar?
Complete as nove frases a seguir, com a primeira impressão que vier à tona.
Experimente escrever, ao invés de apenas “pensar” sobre suas respostas.
- Se eu não precisasse agradar aos outros, eu iria…
- O que eu quero de verdade é…
- Eu ainda me importo muito com…
- Se eu não precisasse fazer com perfeição, eu arriscaria…
- Queria ter coragem para…
- O que realmente importa para mim, é…
- Acredito que sou capaz de…
- Sempre quis…
- Hoje escolho…
Que possamos acolher nossas vulnerabilidades, fazer as pazes com nossas vergonhas e acolher nossos constrangimentos.
Que possamos escutar mais a nossa sabedoria interior e respeitar nossa autoestima.
Que possa possamos ressignificar nossas histórias, poetizar nossas memórias e fazer escolhas renovadas, cada vez mais alinhadas… com nossa verdadeira essência… Alinhamento entre o que eu penso, sinto e faço.
Fonte: www.cadernodagabi.com.br
Sacola do seu Eu
Objetivos: trabalhar a identidade, o arquétipo Sombra e Si-mesmo.
Público-alvo: crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Materiais: sacola de papelão, revistas, cola, tesoura e grampeador.
Passo a passo: solicitar que, na parte interna da sacola cole figuras que representem o que você é e não mostra e, na parte externa da sacola, o que você é e mostra. Cortar um lado da sacola para fazer a parte interna e, logo após, grampear ou colar novamente.
Fonte: 170 técnicas arteterapêuticas – Beatriz e Bianca Acampora.
Máscara- Duas Faces
Objetivos: trabalhar a identidade, mostrando que todos nós temos aspectos considerados positivos e negativos e a importância de lidar com eles de maneira harmônica.
Público-alvo: adolescentes e adultos.
Materiais: folhas A4, canetas, canetas de hidrocor, lápis de cor, giz de cera e massa de modelar.
Passo a passo:
- Desenhar uma máscara, dividindo-a em duas partes: lado direito e lado esquerdo. Relacione em um lado seus pontos positivos e no outro o negativo, nomeando-os;
- Em uma outra folha, liste os seus pontos negativos mencionados na máscara, colocando na frente a(s) solução(ões) para resolvê-los;
- Construir uma máscara, contendo os dois lados acima citados em um papel, utilizando massa de modelar.
Fonte:170 técnicas arteterapêuticas – Beatriz e Bianca Acampora.
Desenho: como eu me vejo e como outro me vê
Objetivos: trabalhar as questões do inconsciente, a questão de agradar o outro. Trabalhar o EU/OUTRO.
Público-alvo: adolescentes, adultos e idosos.
Materiais: Folha A4, canetas de hidrocor e lápis de cor.
Passo a passo: formar duplas. Cada um irá desenhar: como eu me vejo. Depois a sua dupla irá desenhar: como ela o vê. Então, abrir para discussão o que foi desenhado (características internas, jeito de ser, qualidades, defeitos, etc.).
Fonte:170 técnicas arteterapêuticas – Beatriz e Bianca Acampora.
Trabalhando com a sombra
- Materiais: Papel camurça preto, papel camurça branco, Canson branco, papel para dobradura preto, tesoura e cola.
Passo a passo: imagine o que você quer iluminar, desenhe no papel camurça preto utilizando giz de cera branco, ou giz pastel branco. Mentalize uma mensagem positiva para o seu inconsciente (Sombra). Reserve. Pegue o papel camurça branco e desenhe o que lhe causa ansiedade e quer calmaria, pode utilizar cores diversas. Reserve. Para fazer a junção das atividades, pegue o papel Canson branco e com a tesoura recorte livremente figuras e cole sobre a folha de papel dobradura preto. Imagine o problema que você considera insolúvel, ao recortar vá iluminando essa situação, ideias criativas de solução vão surgir. Escreva os sentimentos que surgiram durante a atividade.
Fonte: Cláudia Isadora Fernandes, diariodaarteterapia.wordpress.com
Máscaras:
Objetivo: trabalhar identidade, os arquétipos: Persona e Sombra.
Material: molde, caixa de leite, tesoura, cola, fita crepe, tinta guache, canetinha hidrocor, caneta hidrográfica e jornal. (opcional: fitas de cetim, lantejoulas e flores artificiais). Iniciar passando o molde para a caixa de leite, cortar montando a máscara. Recortar tiras de jornal e fazer a papietagem, esperar secar. Pintar a máscara com uma camada de tinta branca. Esperar secar e decorar como desejar, fortalecer aspectos positivos da persona. Do lado interno da máscara o paciente pode escrever com caneta marcador aspectos da sombra que deseja conhecer e transformar.
Sugestões de Músicas:
- Caçador de mim – Milton Nascimento
- Metade – Oswaldo Montenegro
- Tipo Borboleta Phil
Alquimia na cozinha
No conto menciona-se que o cachorro acaba esquecendo o nome das gêmeas pois sente o cheiro de um bolo e acaba perdendo o foco.
Então você pode fazer com seu paciente ou levar pronto um Bolo de laranja com noz moscada, e tratar profundamente do tema “A sedução furtiva dos apetites” pág 146.
E mais
- Princesa Fiona – Persona e sombra
- Croche com sacolas descartáveis plásticas (sacolas de supermercado). Objetivo: trabalhar o material considerado lixo (sombra) e transformar em mandalas de croche.
- Mandala com fios de lã branco e preto. Iluminar o centro, tecer e dialogar com a sombra e a persona.
- Máscaras africanas. Material papelão. Representar um animal e pensar em qual força ou habilidade preciso nesse momento.
Referências:
Aion – Estudos sobre o simbolismo do Si mesmo. C.G. Jung
Jung: o mapa da alma: uma introdução. Murray Stein
Psyché – Quatro abordagens em psicoterapia. Conselho Regional de Psicologia- 6.ª Região
Temas básicos de Psicologia. Clara Regina Rappaport (Coord.)
www. psicoterapia junguiana.com
Caderno 13 – A sabedoria de integrar a sombra. Emma Martínez Ocaña
www.fundacao-betania.org/betania/cadernos/pdf/
Você é céu e inferno, luzes e sombras (29/07/2016)
Somos feitos de luzes e sombras (3/11/2017)
Arquétipo da sombra: o lado escuro da nossa psique (7/12/2017)